Skip to content

Marrocos uma Sociedade em Evolução

Abril 21, 2010

Desde a década de 50, Marrocos tem sido alvo de uma profunda alteração social. a tradicional coesão tribal foi substituída pela família nuclear de estilo europeu, a poligamia tornou-se rara, uma economia baseada no dinheiro é hoje a norma e surgiu a noção de individualidade.

Estas alterações foram acompanhadas pelo crescimento urbano e pelo aparecimento de uma elite bicultural, com um passado histórico e um perfil europeu.

Com uma percentagem invulgarmente grande de jovens, a sociedade marroquina está indubitavelmente a afastar-se do passado. No entanto, Marrocos ainda enfrenta o desafio de resolver as dificuldades que intensificam as contradições no seu presente económico, social e político.

Desde a independência com França em 1956, Marrocos tem feito grandes esforços para inverter três grandes flagelos: o analfabetismo, o desemprego e a pobreza. Apesar de o país investir 26,3 por cento do seu orçamento na educação, a taxa de analfabetismo continua a ser uma das maiores do mundo.

A educação já não e garantia de trabalho e mais de 200 mil pessoas que concluíram o liceu estão desempregadas. A formação universitária, actualmente sob o controlo de fundamentalistas islâmicos, também já não representa um passaporte para o sucesso.

Homem Mmarroquino com turbante

Homem Mmarroquino com turbante

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: